Marinho confirma nome de vereador do Republicanos na disputa por Lauro de Freitas e pede apoio de Moema
Por Mauricio Leiro
O Republicanos deve fazer força para ter um nome na disputa pela prefeitura de Lauro de Freitas. O nome indicado pelo presidente estadual do partido e deputado federal Márcio Marinho foi do vereador licenciado, atual secretário de Serviços Públicos (Sesp), Decinho.
“Tinhamos conversado no ano passado ainda com o vereador Decinho a respeito de uma candidatura para deputado estadual, visando até sentir o clima político da cidade e relação a votação dos eleitores de Lauro com personalidades da cidade. Logicamente, esperávamos uma votação boa para Decinho e ele surpreendeu, foi o deputado estadual mais votado da cidade. Isso o credencia para colocar na disputa municipal. Esse ano tivemos outra reunião e ele esboçou essa vontade de disputar”, disse ao Bahia Notícias.
A indicação de Decinho também passa por um “pedido de apoio” do líder do Republicanos no estado. “Temos uma parceria com Moema, mas, com todo respeito a gestão dela, temos o sonho de um dia ter o comando da cidade. O nome do partido a disputar na cidade é Decinho. Gostaríamos que ela compreendesse. Momento de renovação e ela pode apoiar uma pessoa do campo político dela em Lauro [no caso, Decinho]”, apontou.
Marinho indicou que Moema ainda não abriu diálogo com o Republicanos, porém, já obteve informações que a prefeita de Lauro pretende dialogar sobre o nome. “Estive conversando com o presidente do partido [em Lauro], vereador Edilson. Mas não brigando, tentando construir com Moema para dar a ela o conforto da cidade. Escutamos que ela não tem definição, mas todos os nomes citados são politicamente desconhecidos, diferente de Decinho”, comentou.
“É secretário, tem uma vasta experiência política, na gestão. Penso que se nós conseguirmos o apoio, teremos uma candidatura viável. Temos ouvido que Cacá [Leão] não disputará, João Leão também. Se conseguirmos organizar uma frente, encabeçada por Decinho, podemos vencer na cidade”, reforçou Marinho.
NOME AINDA SEM DEFINIÇÃO
O nome de Decinho não tem sido muito bem recebido pelo PT no município. Fontes ouvidas pelo Bahia Notícias afirmam que uma cúpula do PT condiciona o apoio a uma mudança de filiação partidária do secretário do Republicanos para o Partido dos Trabalhadores, algo que não tem agradado Decinho.
Uma fonte próxima ao governo afirmou que Moema tem uma preferência pela atual presidente da Câmara Municipal, Neide Brito (PT). Segundo informações obtidas pelo Bahia Notícias, além da possível candidata ser filiada ao PT, a prefeita possui a pretensão de manter uma liderança feminina em Lauro de Freitas.
Com o Republicanos estadualmente compondo com o grupo liderado por ACM Neto (União), outro aliado do arco de aliança não endossou o apoio do PP. O partido no município negou o aval para que Decinho disputasse pelo campo contrário, ao lado de Moema.
Nome com relevância em Lauro, Decinho teve um desempenho robusto nas eleições de 2022, quando lançou seu nome como candidato a deputado estadual, obtendo 28.148 votos.