Prefeitura de Salvador inicia aplicação da vacina bivalente contra Covid-19 em pessoas com comorbidades a partir de 12 anos
Para receber a dose, a partir de segunda-feira, é necessário ser morador de Salvador e ter tomado, pelo menos, 2 doses monovalentes com um intervalo de 4 meses.
Por g1 BA
A Prefeitura de Salvador ampliará a aplicação da vacina bivalente para pessoas com 12 anos ou mais com comorbidades, a partir de segunda-feira (10). A lista de postos e estratégia completa será divulgada no domingo (9), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para receber a dose bivalente é necessário ser morador de Salvador e ter tomado, pelo menos, 2 doses monovalentes com um intervalo de 4 meses, ou seja, até o dia 10 de dezembro de 2022.
Entre os habilitados no novo grupo prioritário estão:
- Pneumopatias crônicas graves;
- Diabetes mellitus;
- Hipertensão arterial resistente, estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, além do estágio
- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonar; cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênitas no adulto;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares;
- Doença renal crônica;
- Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down e outras síndromes genéticas;
- Doença hepática crônica.
A comprovação da comorbidade será realizada, por determinação do Ministério da Saúde, de forma autodeclarada, o indivíduo deve apenas verbalizar qual patologia apresenta no ato da vacinação.
A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde. A pasta determinou no dia 31 de março que todas as cidades que tenham doses disponíveis de Pfizer bivalente deveriam ampliar a imunização.