Editoria: Notícia
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA
O mês de abril é marcado por ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial do Autismo, comemorado no último dia 2. Para reafirmar o compromisso de inclusão à causa, o deputado José de Arimateia (Republicanos) inaugurou uma vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na manhã desta quarta-feira (5).
A iniciativa aconteceu por meio de um requerimento do parlamentar, que também é vice-presidente da Comissão de Saúde. No documento, Arimateia cita a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e sugere a utilização de identificação com a fita quebra-cabeça, símbolo do autismo.
“Como pessoa pública, deputado e defensor da saúde, abraço a causa e visto a camisa para cobrar do poder público os direitos de autistas. A ação de hoje é uma iniciativa que pode ser feita também em outros órgãos. Todos os deputados e as câmaras municipais também podem fazer a sua parte”, explicou o deputado.
José de Arimateia também apresentou uma indicação ao Governo do Estado para a destinação de vagas exclusivas nas secretarias e órgãos públicos estaduais. Além disso, o parlamentar é autor Projeto de Lei 24.742/2023 que estabelece o prazo de validade indeterminado para o laudo médico pericial que atesta o TEA; da Indicação 26.046/2022 que sugere a implantação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) no Estado, dentre outras ações.